Você sabia que para viajar ao Velho Continente é preciso estar segurado?
O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes.
Quase 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e 4 países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Listenstaine e Suíça), assinaram o acordo de Schengen.
O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras.
Independente de não haver controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países signatários devem, por norma, portar um documento legal de identificação, como a carteira de identidade.
Para os turistas de países não participantes do acordo, a prova de identidade é sempre o passaporte ou, no caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países participantes do acordo.
Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos Países Europeus integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias.
No entanto, entre outras obrigatoriedades previstas, devem portar um Seguro Viagem com cobertura mínima de 30.000 Euros (ou o equivalente em Dólar) para acidentes, enfermidades e repatriação. Esse seguro também é conhecido como Seguro Schengen.
O certificado (apólice) desse seguro é o documento que o viajante brasileiro deve apresentar à imigração do país ao qual esteja ingressando, caso seja solicitado.
Além da exigência europeia, também demanda-se seguro viagem para ingressar nos seguintes países:
Venezuela: a cobertura mínima exigida é de US$ 40.000 para assistência médica e também é necessário contar repatriação médica e funerária nas coberturas;
Cuba: exige cobertura mínima de US$ 10.000 para assistência médica;
Austrália: exige o serviço contratado, porém não especifica os valores mínimos de cobertura.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um dos nossos corretores clicando aqui!
Phi Seguros - Todos os direitos reservados 2020 ©